Você Sabia?

Epidemia de Meningite na África – Campanha de Vacinação

Saiba aqui no blog como foi realizada a campanha de vacinação contra a epidemia de meningite que ocorreu neste ano de 2015 na África.

meningitisspanarticleLarge

Há muitos países na África que são considerados um dos mais precários em relação a muitos outros pelo fato de que não são investidos nenhum tipo de renda com a população para que tenha uma qualidade de vida melhor. Devido a isso, ocorre muitos problemas com as pessoas que nela reside que vão além do que se menciona em noticiários e nos meios de comunicação. Principalmente a questão da fome que tem ceifado a vida de uma quantidade muito grande de adultos e crianças, de acordo com pesquisas feitas por especialistas, por não prover os nutrientes essenciais para o corpo, o sistema imunológico se torna suscetível ao aparecimento de algumas doenças que por não haver os cuidados necessários, se agravam levando a óbito. Falaremos de uma delas que está atingindo os bebês e crianças, que é a meningite que para quem desconhece o surgimento desta, se da através de bactérias ou vírus e até por fungos dependendo do local. O nome se deu pelo fato de que a meninge, que é o revestimento da medula espinhal e em torno do cérebro, passa a sofrer uma infecção. As reações são febre alta, rigidez do pescoço e dores de cabeça e os sintomas são identificados pela irritabilidade, recusa de se alimentar, sonolência excessiva e outros. Devido a esses problemas que uma porcentagem alta estava tendo, ouve a campanha de vacinação neste ano de 2015 para combater a epidemia, veja mais abaixo.

Campanha de Vacinação para a Epidemia de Meningite na África

A Organização da Saúde ou OMS como é mais conhecida organizou a aplicação da vacina que é de baixo custo, em especial nos bebês com menos de um ano na África Subsaariana. A empresa responsável MenAfriVac já tinha autorizado a usar o medicamento adequado para outras faixas etária, entre 1 e 29 anos. Após essa introdução foi possível parar essa doença que estava se alastrando para vários lugares, sendo assim graças aos resultados, milhões de bebês foram imunizados.

Criancas Com Colera na Africa

Por terem sido tão eficazes, houve redução considerável e o objetivo é diminuir ainda mais nos meses a frente. Mesmo que talvez seja dito que ressurja com o crescente número de recém-nascidos que não são vacinados, não houve relatos de que tenha aumentado o número dos que pegaram meningite. Desde 2010 quando surgiu, já foram mais de 215 milhões beneficiadas e esperamos que dobre, ao chegar nos outros países que fazem parte do  chamado cinturão africano da Meningite que inclui a Nigéria, Etiópia, Costa do Marfim  e outros mais.

De que forma todos podem evitar a meningite? Deixe seu comentário. Agradecemos a visita e até a próxima!

Autora: Amélia

Assuntos do Artigo:
  • porque ainda ocorre casos de meningite na África

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.